Criador de armas impressas em 3D promete combater proibição nos EUA

Fundador de empresa disse à rede de televisão CBS News que o acesso às armas de fogo é um “direito humano fundamental”

[inserirpost]

Por
AFP

[inserirpost]

access_time

1 ago 2018, 20h55

[inserirpost]

O ativista a favor do porte de armas nos Estados Unidos Cody Wilson declarou nesta quarta-feira que recorrerá à Suprema Corte em sua luta para publicar na internet o esquema para a fabricação de armas de fogo em impressoras 3D, após um juiz federal bloquear temporariamente a medida.

[inserirpost]

Na terça-feira, Wilson – fundador da empresa Defense Distributed – publicou na internet o esquema sobre como fabricar armas de fogo em impressoras 3D, após chegar a um acordo judicial com o governo federal.

[inserirpost]

Mas o juiz federal Robert Lasnik, de Seattle, bloqueou temporariamente a divulgação on-line do esquema atendendo a um pedido de procuradores de oito estados e do Distrito de Colúmbia, onde fica a capital Washington.

[inserirpost]

Wilson disse à rede de televisão CBS News que o acesso às armas de fogo é um “direito humano fundamental”. “O que estou fazendo é legalmente protegido (…) e irei à Suprema Corte. Vou perder o meu tempo”.

[inserirpost]

Depois de uma longa batalha judicial no final de junho, o governo federal autorizou o grupo Defense Distributed a disponibilizar os planos digitais que permitem a fabricação doméstica de armas usando uma impressora tridimensional.

[inserirpost]

Estes objetos, feitos de plástico, funcionam como uma arma real. Mas, por não serem industrializados por um fabricante autorizado, não têm número de série, tampouco fazem soar o alarme de detectores de metal e potencialmente não podem ser rastreados.

[inserirpost]

O site da Defense Distributed foi tirado do ar nesta quarta-feira, mas o esquema foi publicado antes da ordem judicial entrar em vigor e após milhares de acessos.

[inserirpost]

“Os arquivos agora são de domínio público, não se pode recuperar”, disse Wilson à CBS.

[inserirpost]

Os Estados Unidos, um país onde cerca de 30 mil pessoas morrem por ano devido às armas de fogo, está profundamente dividido pela discussão sobre o controle de armas pessoais, particularmente por causa de vários massacres, muitas vezes realizados com armas que foram compradas legalmente.

[inserirpost]

A Associação Nacional do Rifle, principal lobby americano das armas de fogo e que reúne os principais fabricantes de armas, não se manifestou sobre o tema, mas é provável que não veja esta concorrência com bons olhos.




Lanterna Tática SFX

A Lanterna Tática SFX foi construída por especialistas em artefatos militares. Você só encontrará estas tecnologias na SFX e em nenhuma outra lanterna. As maiores autoridades em segurança utilizam a nossa tecnologia por ser Única, Incrível e Poderosa.

Lanterna Tatica

-
× Como posso te ajudar?