Guardas de Vila Velha são afastados e investigados por se apropriarem de arma apreendida em baile funk

Comandante da guarda e corregedor acompanham operação da polícia | Foto: Paulo Rogério/TV Vitória

[inserirpost]

Seis agentes da Guarda Municipal de Vila Velha deverão ser afastados temporariamente de suas funções por suspeita de se apoderarem indevidamente da arma de fogo de um suspeito de tráfico de drogas. Um dos guardas municipais, Ronivaldo Penedo de Lima, está preso e os demais são investigados.

[inserirpost]

A arma, uma pistola 9 milímetros, foi recolhida durante uma abordagem na saída de um baile funk e não foi entregue na delegacia do município, o que, segundo a Polícia Civil, deveria ter sido o procedimento correto.

[inserirpost]

A abordagem aconteceu na manhã do dia 16 de setembro, no bairro Cobi de Baixo. O suspeito que estava com a arma não foi detido. No dia 19, ele foi assassinado no bairro Nova Rosa da Penha. Segundo as investigações, o rapaz foi morto por comparsas, que teriam se irritado com o fato dele ter perdido a arma.

[inserirpost]

“Em razão dele ter perdido essa arma de fogo e não ter sido preso, esse indivíduo, três dias depois, foi assassinado pelos seus comparsas, que não aceitaram a perda da arma de fogo. Com o apoio da Corregedoria da Guarda Municipal, nós identificamos as guarnições responsáveis e logramos êxito em identificar os guardas que teriam participado da abordagem”, ressaltou o delegado Franco Malini.

[inserirpost]

Nesta terça-feira (16), policiais civis da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cariacica, com o apoio da DHPP de Vila Velha, DHPP de Serra e da Corregedoria da Guarda Municipal de Vila Velha, deflagraram a Operação Vestigíos, que cumpriu seis mandados de busca e apreensão nas casas dos guardas suspeitos.

[inserirpost]

Os mandados foram cumpridos em quatro endereços em Vila Velha, um na Serra e outro em Guarapari. Nesses locais, foram encontradas drogas, armas, réplicas de armas de fogo e munição. A pistola 9 milímetros, recolhida do suposto traficante, não foi localizada.

[inserirpost]

Ronivaldo foi preso em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de munição. Com ele foram apreendidas 47 buchas de maconha, três cigarros de maconha pronto para uso, três bolinhas de haxixe, 14 unidade de loló, três pedras de crack, 34 pinos de cocaína, três tubos de vidro contendo lança perfume, balança de precisão e 10 munições calibre .380, que não são de carga da Guarda Municipal de Vila Velha.

[inserirpost]

Outros dois agentes foram liberados após pagamento de fiança e um quarto detido assinou um termo circunstanciado e ainda pode responder a um processo judicial. Além deles, um quinto e um sexto agente estão na condição de investigados.

[inserirpost]

Para a polícia, os guardas encaminhados à delegacia tentaram dar uma desculpa para todo o material apreendido. “Eles alegaram que preferiram não fazer a ocorrência porque se esqueceram, que iriam fazer depois. Só que isso não justifica. Qualquer objeto ilícito tem que ser levado à delegacia regional na hora, para ser feita a ocorrência. A justificativa de deixar para depois não existe. Não há justificativa para eles terem esses materiais em suas casas, de forma alguma”, afirmou Malini.

[inserirpost]

Segundo o delegado, os investigados poderão responder por peculato, por terem subtraído a arma; porte irregular de arma de fogo de uso restrito; prevaricação, já que o sujeito abordado teria um mandado de prisão em aberto e não foi efetivado o cumprimento do mandado; porte ilegal de arma e tráfico de drogas

[inserirpost]

O comandante da Guarda Municipal, Márcio Ferreira, disse que o agente preso pode ser expulso da corporação e que todos os outros suspeitos serão afastados temporariamente, assim que a Guarda for oficialmente notificada pela Polícia Civil. “Todas as medidas que forem necessárias serão tomadas, desde uma suspensão, culminando também com a exoneração do cargo público, se for o caso”, frisou.




Lanterna Tática SFX

A Lanterna Tática SFX foi construída por especialistas em artefatos militares. Você só encontrará estas tecnologias na SFX e em nenhuma outra lanterna. As maiores autoridades em segurança utilizam a nossa tecnologia por ser Única, Incrível e Poderosa.

Lanterna Tatica

-
× Como posso te ajudar?