Mundo – NOTÍCIAS – Cameron promete resposta mais dura do governo



Arma de Fogo é na Pantanal Armas de Fogo



Suporte via whatsapp!


Em meio à onda de violência, premiê do Reino Unido diz que polícia está autorizada a usar balas de borracha e canhões de água contra os saqueadores

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, prometeu nesta quarta-feira (10) mais contundência para combater a onda de violência que mantém em alerta o Reino Unido e que, até o momento, já deixou quatro mortos e motivou 1.094 prisões.

Cameron voltou a se reunir com seu gabinete de crise para avaliar a magnitude dos distúrbios, cuja intensidade diminuiu consideravelmente em Londres nesta madrugada, mas afetou gravemente outras cidades inglesas. A mais prejudicada foi Manchester, que experimentou nesta terça-feira à noite “níveis de violência e criminalidade sem precedentes” em suas ruas, responsáveis por 113 prisões, segundo dados da polícia, que informou que alguns dos vândalos eram jovens de 15 anos.

Na região de Manchester, veículos foram incendiados e estabelecimentos comerciais foram saqueados por grupos de arruaceiros, a maioria adolescentes encapuzados. Entre os pontos que foram alvo de distúrbios, destaca-se a cidade de Liverpool, ao norte da Inglaterra, onde houve 50 prisões, e na região de West Midlands, com 163 presos, 109 deles em Birmingham. Nessa cidade do centro da Inglaterra, três homens de origem asiática com idades entre 20 e 31 anos, dois deles irmãos, morreram após serem atropelados por um veículo que avançou contra um grupo que tentava evitar saques nos estabelecimentos comerciais. Um homem de 32 anos foi detido e está sendo investigado pela polícia sob suspeita de assassinato.

Esses atos contrastaram com uma calma relativa e generalizada nas ruas de Londres na noite de terça, onde 16 mil agentes foram mobilizados e que conseguiram manter sob controle à capital. 

Cameron atribuiu a melhora da situação em Londres ao maior número de agentes na rua e disse que a polícia, se considerar necessário, poderia recorrer a canhões de água e balas de borracha para dispersar os distúrbios. Em Londres, a noite da segunda-feira foi a mais violenta, especialmente nos bairros de Croydon (sul), onde foram incendiados edifícios como uma loja de tapetes, que funcionava desde 1867, e Enfield (norte), onde um armazém da Sony pegou fogo.

Em Croydon, um homem de 26 anos foi baleado nesta quarta-feira e não resistiu aos ferimentos, tornando-se o primeiro morto dessa onda de distúrbios. A violência urbana está voltada contra a polícia e é protagonizada por jovens de aproximadamente 20 anos e até menores de idade, como demonstram as fotografias de suspeitos divulgadas nesta quarta-feira, pelo segundo dia consecutivo, a Polícia Metropolitana de Londres.

Diante do alarme causado entre a população, Cameron buscou tranquilizar os britânicos ao garantir nesta quarta-feira que o Executivo não permitirá que “uma cultura do medo” prevaleça no Reino Unido. A atual onda de violência urbana mostrou “o pior” e “o melhor” do Reino Unido, declarou Cameron, referindo-se respectivamente aos “delinquentes” e àqueles que se uniram contra a desordem. O chefe do governo, que se viu obrigado a encurtar suas férias para gerir a crise, disse que o país precisava de uma “resposta” a essa “repugnante” onda de violência e que se “respondeu com firmeza”.

A onda de vandalismo começou no sábado no humilde bairro de Tottenham, norte de Londres, e tomou proporções inesperadas em dias posteriores, como reconheceu o próprio Cameron, que disse que as autoridades enfrentam um “novo desafio”.

O fator detonante foi uma pequena manifestação pacífica de protesto pela morte de um jovem a tiros da polícia, no último dia 4, que deu lugar a uma sucessão de distúrbios em todo o país. Esse homem, Mark Duggan, de 29 anos, estava em um táxi quando foi atingido por balas da Polícia em um fato no qual finalmente se demonstrou que nunca chegou a disparar uma arma.

JL




Lanterna Tática SFX

A Lanterna Tática SFX foi construída por especialistas em artefatos militares. Você só encontrará estas tecnologias na SFX e em nenhuma outra lanterna. As maiores autoridades em segurança utilizam a nossa tecnologia por ser Única, Incrível e Poderosa.

Lanterna Tatica

-
× Como posso te ajudar?