‘Poder estar no mercado do futebol profissional é uma grande realização”

Gabriel Bonavena, iniciou sua caminhada nas escolinhas de futebol de Cravinhos, disputando torneios na cidade e depois trabalhando na Secretaria de Esportes. Depois se formou em Educação Física, fez intercâmbio nos EUA, e se tornou preparador físico de diversas equipes do Brasil.

Hoje (30/03) apresentamos a décima segunda história da nossa série de reportagens “Personagens de Cravinhos”, em que estamos retratando diversas pessoas do município cravinhense, que celebrou seus 145 anos no dia 19 de março. O projeto consiste em mostrar, um pouco das pessoas que levam o nome da cidade por todos os cantos do mundo, bem como se destacam no próprio município, com seus empreendimentos, talento, simplicidade e carisma.

E vamos contar a história do professor de Educação Física e preparador físico, Gabriel Bonavena de Oliveira, 35 anos, que desde cedo esteve envolvido com o futebol, atuando e sendo técnico nas equipes do Clube Atlético de Cravinhos (CAC), participando de campeonatos no Cravinhos Tênis Clube (CTC), professor na Secretaria Municipal de Esportes e ainda participando em escolinha de Ribeirão Preto.

“Sempre adorei o futebol, iniciei desde criança jogando futebol nas escolinhas, na época era o CTC, depois CAC, Campeonato amador, e paralelamente iniciei os estudos na área de Educação Física já com o intuito em trabalhar com o futebol”, comenta Gabriel Bonavena.

O cravinhense, Gabriel Bonavena, é professor de Educação Física e preparador físico do Comercial Futebol Clube
Foto: Arquivo Pessoal

Com a caminhada dos estudos na área surgiu a oportunidade de trabalhar em Campinas, então ele viu a possibilidade real de poder trabalhar com futebol de alto nível.

“Quando fui para Campinas surgiu a oportunidade de trabalhar nas categorias menores do Guarani F.C. e estudar fisiologia na UNICAMP, então a entrada na preparação Física, onde as coisas começaram a acontecer”, revela Bonavena.

Depois das categorias de base do Guarani, o cravinhense consegue fazer um estágio em equipes de base dos EUA, regressa e trabalha no Mogi Mirim, Patrocinense, Boa Esporte (MG), Rio Claro e, atualmente, é o preparador físico do time profissional do Comercial Futebol Clube.

E nessa semana a nossa equipe de jornalismo esteve com o Gabriel Bonavena, e a resenha foi das melhores, ele contou algumas histórias que marcaram sua carreira, atletas que teve oportunidade de trabalhar, a estrutura do Comercial e quais seus projetos para os próximos anos. Acompanhe!

Equipe do Comercial Futebol Clube que disputa o acesso para a A-2
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Se você não fosse educador físico, o que pensaria em ser?

Gabriel Bonavena – Acredito que fisioterapia ou algo relacionado a saúde.

InterTV Web – Você vem se destacando em diversos clubes, através da preparação física, e vem ganhando seu reconhecimento. Qual foi a maior sensação que você já teve na profissão?

Gabriel Bonavena – Só de poder estar no mercado do futebol profissional já é uma grande realização, pois é tão difícil e concorrido quanto a carreira de atleta, porém, momentos como poder estar trabalhando em estádios históricos como o Mineirão, enfrentar equipes grandes como Cruzeiro, Atlético, Coritiba, Fortaleza, Goiás; e jogadores como Fred, Tiago Neves, Rodriguinho, Elias, Fábio Santos, Chará, Vina, Dedé, Richarlyson, Alecsandro, significa que deu certo.

InterTV Web – Quais são suas pretensões na carreira?

Gabriel Bonavena – Conciliar a carreira profissional com a acadêmica podendo obter titulação e chegar a um grande clube.

InterTV Web – Qual o momento mais marcante que você teve com o futebol?

Gabriel Bonavena – Fase final do Campeonato Mineiro 2019 contra o Cruzeiro, qual o time vinha do bicampeonato da Copa do Brasil, no Mineirão.

Gabriel Bonavena durante sua passagem pelo Patrocinense
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – Hoje você é preparador físico do Comercial de Ribeirão Preto. Como você avalia a estrutura do clube?

Gabriel Bonavena – O clube tem uma boa estrutura física, tem o estádio e academia própria, tem parcerias que possibilitam a utilização de um bom CT como o da I9 (antigo Olé Brasil), além da Prefeitura de Cravinhos que conta com ótimos campos, que também são utilizados, em parceria, para treinamentos da equipe. Porém tem problemas financeiros como grande parte de clubes do interior, mas tem pessoas honestas e competentes na gestão, tanto que vem de boas campanhas nos últimos anos.

InterTV Web – A equipe do Comercial tem condições de subir para a Série A2 do Paulista nesse ano?

Gabriel Bonavena – O ano passado já fez um grande campeonato perdendo o jogo do acesso sendo o favorito junto com o Noroeste, acredito que esse ano também fará um bom campeonato, o acesso é difícil falar pois são jogos eliminatórios, tudo pode acontecer.

InterTV Web – Qual a história mais marcante que você tem com a cidade de Cravinhos?

Gabriel Bonavena – Profissionalmente acredito ser poder ter participado da evolução esportiva da cidade, onde trabalhei de 2004 a 2011 e hoje ver toda a estrutura que a cidade proporciona aos moradores.

‘Que Cravinhos possa continuar oferecendo boas condições de saúde, educação e qualidade de vida a todos’
Foto: Arquivo Pessoal

InterTV Web – O que Cravinhos significa em sua vida?

Gabriel Bonavena – Tudo. Amo a cidade, aí está minha família, meus grandes amigos, foi meu primeiro emprego onde aprendi muito e sou muito grato por tudo que passei.

InterTV Web – Toda sua família é de Cravinhos e tem tradição na cidade. E hoje você é um cidadão que leva o nome do município para o mundo. Como é sua recepção quando volta para Cravinhos?

Gabriel Bonavena – Isso é uma das melhores coisas, pois sou muito bem recebido em todos os lugares, isso é uma das coisas mais importantes da vida, deixar um legado como cidadão, agora nesses últimos tempos devido a pandemia tenho visto pouco as pessoas na cidade, mas gosto muito de estar com as pessoas da cidade.

InterTV Web – Qual a mensagem que você deixa para Cravinhos em seus 145 anos?

Gabriel Bonavena – Que a cidade possa continuar oferecendo boas condições de saúde, educação e qualidade de vida que vem há anos fazendo, sendo a grande referência da região.

InterTV Web – Suas considerações finais.

Gabriel Bonavena – Quero parabenizar a cidade por mais um aniversário, que seja sempre a referência de gestão e apoio ao cidadão.



Arma de Fogo é na Pantanal Armas de Fogo



Suporte via whatsapp!





Lanterna Tática SFX

A Lanterna Tática SFX foi construída por especialistas em artefatos militares. Você só encontrará estas tecnologias na SFX e em nenhuma outra lanterna. As maiores autoridades em segurança utilizam a nossa tecnologia por ser Única, Incrível e Poderosa.

Lanterna Tatica

-
× Como posso te ajudar?